• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


13/10/2016
4h09
Para onde vai o lixo? Entenda a Destinação final de resíduos.

Para onde vai o lixo? Entenda a Destinação final de resíduos.

Quando pensamos em lixo, nos questionamos sobre a destinação final de resíduos? A maior parte das pessoas não sabe para onde vai tudo o que descartam. Nessa matéria vamos falar sobre esse processo.

Com o crescimento populacional no Brasil nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, a destinação final de resíduos tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública.

Para onde vai o nosso lixo depois que a coleta é feita? O quer acontece depois que o caminhão passa?  O que é destinação final de resíduos? Você alguma vez já se fez uma dessas perguntas? Todas elas são altamente pertinentes que devem preceder qualquer iniciativa relativa a lixo.

 

Aterro sanitário do municipio de Caicó. Medicamneto que foi encontrado por uma catador de lixo no aterro. fotos/júniorsantos/h-selecionadas

 

Nosso país é responsável por uma produção de lixo diária de aproximadamente 400/500 toneladas. O aumento dessa produção deve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, perfil de consumo de determinada população, maior consumo de produtos industrializados, educação ambiental conferida a tais populações, dentre outros. Um grave problema é o fato de que, em sua maior parte, a destinação final de resíduos é destinada aos aterros sanitários. Após evitar o desperdício e praticar a reutilização dos materiais, o destino de muitos dos resíduos sólidos urbanos, também conhecidos como lixo comum, deveria ser a reciclagem. Infelizmente a sociedade brasileira ainda tem muito o que aprender sobre valorizar essa prática.

Uma alternativa é a compostagem. Trata-se de um processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem vegetal e animal (com restrições). Esse processo tem como resultado final um produto que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Poderia ser chamada de “reciclagem natural”.

Para onde vai o lixo? Entenda a Destinação final de resíduos.

 

 

Poucas são as prefeituras em nosso país que desenvolvem soluções ecologicamente corretas para a destinação final de resíduos . O lixo é subdividido em tipos de acordo com sua natureza física, composição e riscos oferecidos.

Os resíduos biológicos, hospitalares, químicos devem ser tratados primeiro, antes do descarte final. Para dar a destinação final certa à esses resíduos, é feito primeiramente o processo de incineração.

 

destinação final de resíduos

 

Este sistema é mais usado nos casos de lixo hospitalar ou que possuem algum tipo de contaminação perigosa. É realizado em incineradores apropriados, mantendo toda segurança possível.

A Resíduo All é uma empresa especializada no tratamento de resíduos biológicos.

Conheça nosso serviço: http://residuoall.com.br/tratamento-biologico/

 

Faça um orçamento online grátis: orcamento

 

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?