• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


10/11/2016
5h41
impacto-dos-residuos-quimicos-na-natureza-parte-i

Impacto dos resíduos químicos na natureza – Parte I

Precisamos ter muito cuidado na hora de descartar os resíduos químicos, eles podem prejudicar a natureza.

Preservar o meio ambiente faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas algumas indústrias ainda descartam seus resíduos químicos incorretamente.

Com o aumento do desenvolvimento tecnológico é comum o consumo de aparelhos eletroeletrônicos, principalmente os móveis, como os celulares e tablets, notebooks, etc.  Com isso, o aumento de resíduos químicos torna-se preocupante!

Esses aparelhos nos proporcionam grande conforto e qualidade de vida, contudo, devido a composição de muitos dos aparelhos eletrônicos que utilizamos diariamente, estamos diante de um verdadeiro perigo ambiental em potencial.Isso se dá pois, na composição de muitos aparelhos eletrônicos estão presentes substâncias como chumbo, mercúrio e cádmio,  que são altamente tóxicas tanto ao meio ambiente como aos seres humanos. É de suma importância que seja feito um descarte correto.

Impacto dos resíduos químicos na natureza - Parte I

 

 

Poluição pode ser definida pela ação de introduzir elementos na natureza que, de forma direta ou indireta, provocam um efeito negativo neste meio, podendo causar danos à saúde humana ou à de outros seres vivos.

Poluição química é um dos tipos mais comuns. É, principalmente, a contaminação ambiental de solos e águas; normalmente gerada pelo descarte incorreto de resíduos químicos. Estes resíduos causam um impacto irreversível ao meio ambiente.

Toxic Waste Drums

Os compostos químicos podem penetrar no organismo pela via respiratória, através da pele ou por ingestão trazendo sérios riscos para o ser humano. Muitas vezes, ao entrar em contato com águas e solos contaminados por produtos químicos, há a possibilidade de desenvolvimento de doenças e, dependendo do poluente e da concentração na qual ele se encontra, esse contato pode até provocar óbito.

Descontaminação

Também chamada de remediação, a descontaminação é um processo caro e demorado. Muitas vezes, por este motivo, uma área pode permanecer contaminada por longos períodos, levando décadas para ser totalmente recuperada.

Substâncias químicas capazes de poluir o ambiente não são somente encontradas em indústrias químicas, mas muitas vezes dentro de nossas casas, na composição de tintas, removedores, solventes, aerossóis e sprays, desinfetantes, repelentes…

 

Na próxima parte da matéria, veremos mais informações sobre os resíduos químicos e os perigos que o descarte incorreto oferece. Saiba também como podemos ajudar o meio ambiente!

 

Serviços de coleta, transporte e destinação finalImpacto dos resíduos químicos na natureza - Parte I

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?