• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


16/11/2016
7h11
impacto-dos-residuos-quimicos-na-natureza-parte-ii

Impacto dos resíduos químicos na natureza – Parte II

Resíduos químicos: quais os principais efeitos sobre a população e o meio ambiente?

Resíduos químicos são tão comuns que podem até estar dentro da sua casa!

Alguns agentes poluidores de natureza química podem ser, por exemplo, resíduos industriais, esgotos domésticos e resíduos descartados incorretamente, de forma proposital ou não.

Esses resíduos químicos inseridos incorretamente na natureza provocam reações que acabam por desequilibrar o meio. Dentre os prejuízos causados por esse tipo de poluição, além de muitas vezes tornar impróprios para a vida os ambientes onde o resíduo químico foi incorretamente depositado, há a possibilidade de contaminar organismos de outros ambientes por meio da cadeia alimentar, uma vez que estes poluentes podem se acumular nos organismos.

 

 

Muitas são as fontes degradadoras da natureza, porém os resíduos químicos são considerados os mais agressivos. Lixo e efluentes originados de indústrias, hospitais, institutos de pesquisa, etc., acabam poluindo o ambiente em que vivemos, trazendo inúmeras consequências para nossa saúde. Os resíduos químicos podem penetrar no organismo pela via respiratória, através da pele ou por ingestão trazendo sérios riscos para o ser humano.

O planeta já apresenta sinais claros de que ações impensadas do homem estão acabando com nosso bem estar. O aquecimento global, que provoca o derretimento de geleiras, enchentes e desastres naturais e desordem de temperatura são sinais claros, que estão fazendo com que os homens comecem a se conscientizar de seu papel na preservação.

O avanço e crescimento industrial no mundo é uma das principais causas da poluição excessiva e liberação de resíduos químicos na água, atmosfera e aterros sanitários. Em lugar de matas e novas árvores, encontramos diariamente novas indústrias se instalando e poluindo cada vez mais. Os resíduos tóxicos, considerados os mais agressivos à natureza e ao homem, podem provocar até mesmo a morte e contaminação permanente de rios e criações de animais. Alguns produtos tóxicos conhecidos são o chumbo, o cromo e os fenóis.

 

Exemplos de resíduos químicos:

  • Produtos tóxicos minerais: sais de metais pesados, sais minerais, mercúrio, ácidos, chumbo, álcalis.
  • Produtos tóxicos orgânicos: fenóis, hidrocarbonetos, detergentes.
  • Medicamentos vencidos, descartados incorretamente

 

IMPACTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS NA NATUREZA – PARTE II

 

 

Os resíduos químicos podem ser classificados em:

Biodegradáveis: aqueles que são decompostos pela ação microbiana após determinado tempo. Alguns exemplos são os inseticidas e fertilizantes.

Persistentes: se mantêm por longos períodos no meio ambiente e nos organismos. Estes podem causar a contaminação de peixes e crustáceos. Alguns exemplos destes poluentes são o DDT e o mercúrio.

Os resíduos químicos podem ainda ser divididos em agentes redutores, eutrofizantes e compostos tóxicos seletivos recalcitrantes, que veremos na última parte desta matéria semana que vem!

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?