• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


14/12/2016
12h28
descarte-de-residuos-quimicos-de-tinta

Descarte de resíduos químicos de tinta.

Os restos de tinta, vernizes e solventes também são resíduos químicos. Saiba o que fazer com eles.

 

Na hora de se desfazer destes resíduos químicos é necessário ter cuidados especiais.

 

Após a finalização de uma reforma, a sobra de materiais e tintas nos deixa com uma tarefa enorme: quais destinos dar a eles? Tintas, vernizes, lixas… Qual será o descarte correto para esses produtos? Será que podemos jogar em lixo comum? E suas embalagens, podem ser recicladas ou não?

 

 

Primeiramente, é importante lembrar de que é preciso muito cuidado para descartar vernizes e tintas, bem como solventes utilizados durante a pintura, pois se descartados de maneira incorreta, podem prejudicar o meio ambiente. Isso porque serão absorvidos pelo solo, contaminando plantas e os lençóis freáticos, podendo causar até doenças aos animais e à população que tiver contato com a água.

Descarte de resíduos químicos de tinta.

 

Com relação às latas e embalagens, segundo a cartilha sobre resíduos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), o correto é inutilizar as latas com furos, cortes ou prensagem para evitar outro uso já que elas possuem poluentes e não podem ser destinadas a coleta municipal de lixo.

 

Além disso, o descarte desses resíduos químicos na rede de esgotos, seja diretamente em bueiros, ou até nos tanques, pias e vasos sanitários, pode também levar estes produtos para a rede fluvial, ou seja, para os rios. Daí, para chegarem aos mares, não precisa de muito. Dessa maneira, toda a fauna foi contaminada. Dependendo da toxicidade desses elementos, pode até haver explosões serias, com pontos de incêndio.

 

O ideal é determinar a quantidade de tinta necessária, ação que faz bem pro seu bolso e pro meio ambiente.Para isso basta medir a área a ser pintada e conferir na embalagem ou com o fabricante sobre o rendimento da mesma.

 

http://www.abrafati.com.br/

 

Outro destino para os resíduos que restaram em sua casa após a reforma, se estiverem em condições de uso, é doar para conhecidos ou até instituições carentes.

 

Na próxima matéria veremos a importância Processo de incineração para esses resíduos químicos.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?