• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


21/12/2016
12h11
descarte-de-residuos-quimicos-de-tinta-parte-ii

Descarte de resíduos químicos de tinta – Parte II

Depois que uma reforma acaba, você já se perguntou o que fazer com os resíduos químicos das tintas que sobram?

Além dos resíduos químicos de tinta, os vernizes e as embalagens desses produtos, podem ser jogadas em lixo comum?

Para entender melhor, leia a primeira parte dessa matéria clicando aqui.

Existe um problema quando se decide descartar corretamente esses resíduos químicos: a dificuldade de encontrar um local ou posto de recebimento. O correto é enviar as sobras e embalagens destes resíduos químicos para locais adequados em vez de descartá-los na pia, na rua ou junto com o lixo comum.

Na cidade de São Paulo, uma lei foi sancionada em 2010 para tentar solucionar essa questão, é a 15.121/2010, que obriga os comerciantes e produtores de solventes, tintas e vernizes a serem responsáveis pela coleta dos lixos domiciliares e industriais para posterior reciclagem e reutilização das sobras dos produtos vencidos e devolvidos pelos consumidores. A fiscalização dessa nova medida fica por conta da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Entre as punições em caso de descumprimento esta prevista a cassação da licença de funcionamento.

Descarte de resíduos químicos de tinta - Parte II

No Rio de Janeiro, não há a prática da logística reversa e poucos locais recebem esses resíduos químicos. O melhor a fazer é procurar uma empresa especializada em coleta, transporte e destinação final de resíduos, afim de assegurar o descarte corretos de resíduos químicos e biológicos.

A Resíduo All é referência de mercado desde 2001 e é conhecida por prestar um atendimento exclusivo e por ser uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável. Todas as atividades são licenciadas pelos órgãos ambientais e oferecemos o melhor custo X benefício para o cliente.

Somos uma empresa especializada no tratamento de resíduos.  Faça um orçamento online grátis e conheça melhor nosso trabalho.

Descarte de resíduos químicos de tinta - Parte II

 

Processo de destinação de borra de tinta – Incineração

Construções e reformas de maneira geral, geram diferentes tipos de resíduos para serem descartados. Dos resíduos produzidos nessas atividades , os acabamentos em especial, são uma das partes com mais excessos de resíduos de todo processo, entre eles a borra de tinta. Muitas pessoas ainda não têm conhecimento dos problemas que esse tipo de resíduo pode causar, bem como, seus grandes impactos para o meio ambiente. A destinação de borra de tinta é um processo delicado, que deve ser realizado por empresas especializadas nesse tipo de trabalho.

A destinação de borra de tinta mais comumente utilizada se faz através do processo de incineração. O processo de incineração é, basicamente, a destruição térmica que é feita em alta temperatura, em média até 1200 °, que é feito com calor controlado por equipamento especial. Na incineração podem ser tratados vários resíduos de diferentes classes de periculosidade, que podem ser desidratados para outros fins de utilização, ou que necessitam de uma completa destruição da matéria prima.

 

TINTAS ECOLÓGICAS

As tintas convencionais contêm toxinas e componentes tidos como cancerígenos, os COVs (Compostos orgânicos voláteis), além de emitirem gases nocivos para a atmosfera até alguns meses depois da sua aplicação. As tintas ecológicas são aquelas que não apresentam estes problemas, funcionando como alternativa às tintas comuns.

Descarte de resíduos químicos de tinta - Parte II

Para ter esse apelo realmente elas precisam ser livres destes componentes nocivos. São normalmente as linhas de marcas conhecidas que possuem a indicação de serem ecológicas já no nome ou na embalagem, e que são encontradas com facilidade nas lojas de tinta.

A Solum é uma linha de tinta mineral ecológica e possui linda cores. Veja no site deles: tintasolum.com.br

Descarte de resíduos químicos de tinta - Parte II

As tintas naturais possuem prazo de validade menor do que as industrializadas, pois não têm produtos químicos para conservação, e também demoram mais para secar. Por outro lado, o meio ambiente e sua saúde agradecem.

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?