• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


08/05/2017
12h28
resíduos sólidos

Coleta e tratamento de resíduos – Quem faz?

Para coleta e tratamento de resíduos no Rio de Janeiro, confie na Resíduo All.

 

A rotina diária da coleta e tratamento de resíduos em uma grande cidade, como Rio de Janeiro, não é simples. Para piorar, falta conscientização, e muitas pessoas ainda descartam o lixo de forma irregular.

 

 

Na sede da empresa no bairro de Ramos, nossos veículos partem para a coleta de resíduos no Rio de Janeiro e Grande Rio, e Niterói. É muito comum encontrar resíduos misturados, é um problema recorrente do descarte inadequado. A lei é específica e diz que, os Resíduos de Serviço de Saúde, por exemplo, não podem ser misturados com resíduos urbanos, comuns. Sendo preciso ainda a incineração ou autoclave, afim de eliminar qualquer elemento tóxico.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição.

 

 

Em que consiste a coleta e tratamento de resíduos?

Um dos principais focos da gestão de coleta e tratamento de resíduos é o seu transporte. Isso porque muitos desses rejeitos são perigosos, com altas concentrações de poluentes, que representam riscos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligência seu cumprimento.

 

De acordo com a determinação da Norma ABNT 13221, o transporte destes materiais deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem:

 

  • Encontrar-se em um estado de conservação que não permita o vazamento ou o derramamento do resíduo durante o transporte;
  • Oferecer proteção contra intempéries aos resíduos, assim como o devido acondicionamento para evitar seu espalhamento na via pública;
  • Atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados).

 

O transporte é parte fundamental para que seja completo o ciclo de coleta e tratamento de resíduos e, como tal, não pode ser negligenciado. Sua execução tem que ser realizada de forma correta, eficiente, segura e dentro dos preceitos legais.

Coleta e tratamento de resíduos - Quem faz?

 

 

É importante sensibilizar as pessoas de sua empresa para a realização dessa coleta, o envolvimento de todos é o passo fundamental para o meio ambiente.São vários os problemas decorrentes de não acondicionar os resíduos corretamente e não contar com um serviço especializado de coleta, um deles é que animais ou vândalos podem abrir ou rasgar o saco e espalhar seu conteúdo nas calçadas e ruas públicas, gerando mau cheiro e aumentando o risco de enchentes em casos de chuvas fortes.

 

 

Especializada em gerenciamento de resíduos a Resíduo All promove a coleta, transporte, destinação e reciclagem de resíduos com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Oferece aos clientes, com tecnologia e inovação, uma gama de soluções para um gerenciamento completo, eficiente, legal e de acordo com a necessidade do cliente.

Possuímos uma infraestrutura completa em área privativa. Elas são divididas em três sites (unidades):

 

 

  • Garagem/Logística – Espaço físico destinado para custódia dos veículos e equipamentos, tal como o gerenciamento administrativo das movimentações da empresa.
  • Usina de Tratamento de resíduos – Moderna planta tecnológica onde os resíduos biológicos são tratados na AUTOCLAVE – (Processo de Esterilização dos resíduos por vapor saturado em alta pressão).
  • Unidade de Armazenamento Temporário – Os resíduos são identificados e armazenados temporariamente em bombonas conforme a tipologia e risco, e posteriormente são encaminhados para disposição final.

 

Com ações responsáveis, treinamentos e tratamento correto dos resíduos, trabalhamos considerando a importância da atuação da empresa na sociedade e meio ambiente.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?