• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


13/09/2017
4h00
Controle de geração de resíduos - Resíduo All

Controle de geração de resíduos – Resíduo All

Descubra como reduzir a produção de resíduos e aumentar a lucratividade reduzindo gastos.

Há muito anos, a quantidade expressiva da geração de resíduos provocadas por empresas e residências é um problema. A construção civil, embora seja uma área essencial para o crescimento da economia, é um dos setores que mais produz resíduos sólidos, o que aumenta a dificuldade no controle de geração de resíduos.

A problemática envolve tanto a destinação correta dos resíduos quanto a reutilização eficiente dos materiais que muitas vezes são considerados “lixo”. Segundo dados do IBGE, 99,96% das cidades brasileiras tem serviços de manejo de Resíduos sólidos. Porém, 50,75% deles dispõem os resíduos em vazadouros, enquanto desse total,  22,54% em aterros controlados; 27,68% em aterros sanitários. Além disso, 3,79% dos municípios tem unidade de compostagem de resíduos orgânicos; 11,56% tem unidade de triagem de resíduos recicláveis; e 0,61% têm unidade de tratamento por incineração.

Todos esses dados apenas reafirmam a necessidade de políticas e incentivos no controle de geração de resíduos.

controle de geração de resíduos

Lei PNRS – Controle de geração de resíduos:

Pensando na fiscalização e no incentivo a práticas de controle de geração de resíduos, foi regulamentada a lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)Com a lei, foram instituídas responsabilidades para os geradores de resíduos e para a sociedade, na tentativa de que durante todo o ciclo do produto haja soluções de reciclagem e reaproveitamento do material. Vamos falara algumas práticas no controle de geração de resíduos sólidos.

  • Gerenciamento de resíduos:

Antes de saber o que fazer com o material, é importante que ele seja separado e organizado da forma como a lei e as boas práticas sugerem. O ideal é que a empresa entre em contato conosco através do orçamento online, para soluções ambientalmente corretas.

  • Coleta seletiva:

A separação e destinação correta dos resíduos também é uma prática interessante para evitar que os materiais sejam descartados de maneira incorreta ou transformados em lixo.

Uma norma que além de incentivar a coleta seletiva, proporciona requisitos de adequação perante as leis ambientais entre outras ações relacionadas ao sistema de gestão ambiental é a ISO 14001 2015.

controle de geração de resíduos

Sobre a Resíduo All:

Somos uma empresa especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que preconiza a legislação vigente.

Clique aqui para solicitar um orçamento e adquirir nossos serviços.

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?