• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


25/10/2017
4h00
coleta de resíduos

Coleta de Resíduos – Brasileiros reciclam quase 100% das latinhas

Brasileiros aumentam índice na coleta de resíduos e reciclam quase 100% das latinhas de alumínio

 

A Associação brasileira de alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) divulgaram em 2016 sobre o aumento dos brasileiros no índice da coleta de resíduos, coletando quase 100% das latas de alumínio.

coleta de resíduos

 

De acordo com as duas entidades, com a coleta de resíduos, houve um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, o mesmo que 19,8 bilhões de unidades, ou 54,1 milhões por dia ou 2,3 milhões por hora. Isso é quase o total de embalagens colocadas à venda. Somente na coleta de latinhas foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “O valor equivale a quase um milhão de salários mínimos por ano, confirmando a grande importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores e produtores de materiais recicláveis”, disse o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez.

 

Segundo a entidade, a reciclagem das latinhas consome apenas 5% da energia que seria utilizada para a produção das mesmas a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. “A economia de energia gerada nessa reciclagem atenderia à demanda residencial anual de energia de um estado como Goiás, por exemplo”, disse Fernandez.

 

Um exemplo da importância da coleta de resíduos é a Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju, na zona norte de Porto Alegre. A importância de revender latinhas é tanta, que o dinheiro arrecadado com as latas serve para pagar o INSS mensal de 25 cooperativados. O preço médio é R$ 3, o quilo. No verão, quando o consumo é maior, a cooperativa consegue arrecadar cerca de 800kg por mês. No inverno, não passam de 600kg.

 

Segundo o programa de inclusão de reciclagem “Somos Todos Porto Alegre”, pelo menos 4 mil pessoas na Capital vivem da reciclagem.

Sobre a Resíduo All:

Somos uma empresa especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que preconiza a legislação vigente.

Clique aqui para solicitar um orçamento e adquirir nossos serviços.

 

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?