• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


29/03/2017
12h10
O impacto dos resíduos de embalagens no meio ambiente

O impacto dos resíduos de embalagens no meio ambiente

Os resíduos de embalagens apresentam verdadeiro perigo para a natureza.

 

Com legislação própria que estabelece as responsabilidades e os princípios de gestão associados a eles, os resíduos de embalagens são atualmente considerados um fluxo específico de resíduos.

 

Hoje, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma vez! Como nem todas seguem para reciclagem, este volume ajuda a superlotar os aterros e os CTRs. Isso quando os resíduos seguem mesmo para o depósito de lixo.

 

Isso ocorre porque se produzem elevadas quantidades de resíduos de embalagens que são transversais às várias atividades econômicas – indústria, comercio e serviços. Tempos atrás, foi descoberta uma enorme quantidade de lixo boiando no meio do oceano Pacífico – uma área igual a dois Estados Unidos. Esse grande depósito de entulho se formou com o lixo jogado por barcos, plataformas petrolíferas e vindos dos continentes, sendo reunido devido às correntes marítimas. Acredita-se que lá exista algo em torno de 100 milhões de toneladas de detritos. Estima-se que resíduos de embalagens provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos.

 

A produção da embalagem envolve gasto de energia e de matérias primas. Em muitos casos, a fabricação gera subprodutos nocivos e poluição. O papel é um exemplo de material com elevado custo ambiental de fabricação. Sua matéria prima é madeira reflorestada, sua fabricação usa produtos químicos agressivos, consome energia e gera grandes volumes de efluente líquido.

 

O Impacto dos resíduos de embalagens na sustentabilidade

Afora os problemas ecológicos, vocês já pararam para pensar no impacto das embalagens no meio ambiente e o quanto isso significa na sustentabilidade de uma empresa? Será que não faria mais sentido em um país rico em recursos e belezas naturais diminuir a exuberância de uma embalagem que vai para o lixo em troca de redução de preço? Pelo visto eles até hoje acham que não.

 

Mais do que nossa culpa pela falta de educação, as empresas são, também, grandes responsáveis. Para o marketing, a embalagem tem muito mais função do que apenas preservar e proteger um produto.

 

No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por resíduos de embalagens.

 

O impacto dos resíduos de embalagens no meio ambiente

 

Não é fácil dizer se um tipo de embalagem tem mais impacto ambiental do que outro porque são diferentes os materiais, as técnicas de produção, as possibilidades de reciclagem, a velocidade de decomposição, etc.

 

Em 1997, o setor de embalagens de garrafas PET e de latas de alumínio em conjunto com as grandes redes de supermercados, decidiram qual o tipo de embalagem para bebidas engarrafadas, sem considerar os impactos ambientais negativos deste procedimento (geração de lixo, consumo energético, etc.)

 

Reciclagem e decomposição dos resíduos de embalagens.

  • Vidros e Metais – Os materiais de vidro e metal podem ser reciclados muitas vezes sem perderem suas propriedades físico-químicas. A garrafa de vidro pode ser retornada no processo cerca de 30 vezes, passando apenas por um processo de limpeza.

 

  • Papel e Papelão – As fibras que constituem o papel e o papelão perdem suas características físico- químicas durante os vários processos de reciclagem, ou seja, chega um momento em que a qualidade desse material não é mais adequada para a reciclagem, sendo necessário incentivar a redução de sua geração e consumo.

 

O impacto dos resíduos de embalagens no meio ambiente

 

  • Plástico – Os plásticos são compostos por moléculas orgânicas poliméricas,  unidades de matéria muito longas nas quais uma pequena unidade estrutural repete-se inúmeras vezes. Ele pode ser dividido em três grupos: Os que já deveriam ter sido banidos (PVC para alimentos), o que a longo prazo apresenta riscos tóxicos (PET) e os que apresentam características pouco tóxicas como o polietileno e o polipropileno.

 

Na próxima matéria veremos mais sobre os resíduos de embalagens no meio ambiente e entender como plástico pode gerar malefícios ainda maiores e muito graves.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?