Entenda como a educação ambiental e coleta seletiva do resíduos diminuem a degradação do meio ambiente.
A coleta seletiva é uma prática que vem sendo cada vez mais adotada pela sociedade. Apesar disso, aproximadante apenas 10% das cidades brasileiras aderiram à conduta.
Existem empresas de coleta seletiva que oferecem alternativas para a manutenção de diversos resíduos. Temos, porém, muito a aprender sobre esse tipo de coleta, como um fator importante para melhorar a quantidade dos materiais que são descartados de qualquer maneira.
Os benefícios da coleta seletiva são inúmeros. Tal como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água. Sem contar com a menor poluição do solo, da água e do ar.
Em questões de conscientização, a coleta seletiva procura estimular pessoas e empresas a fazer o descarte correto dos materiais. Com isso, aprendemos a separar os diversos tipos de produtos e temos melhor dimensão da necessidade deste trabalho.
A educação começa em nós mesmos.
A mudança de hábitos e atitudes podem levar a sociedade a minimizar a quantidade de resíduos ainda dentro de casa, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis, por exemplo.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. Porém, a coleta seletiva de resíduos na cidade do Rio de Janeiro alcança apenas 1,2% de todos os materiais recicláveis, de acordo com a Comlurb.
Por que separar os resíduos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de coleta, transporte e destinação final. Existem os seguintes tipos de resíduos:
Sólidos Urbanos ou Extraordinário (recicláveis e não recicláveis)
Orgânicos (representam metade dos resíduos sólidos. São compostos por restos de cozinhas, restaurantes, cantinas, mercados, supermercados, essencialmente de origem vegetal)
Químicos (grupo B: inflamáveis, corrosivos, reativos e tóxicos)
Biológicos (lixo infectante)
Como posso realizar o descarte de maneira correta?
Existem diversas formas de realizar a coleta seletiva de resíduos, tanto para fins residenciais quanto industriais e comerciais. Cada empresa deve avaliar e adotar o sistema que melhor atenda às suas necessidades. Para que a coleta seja feita de forma correta, segundo as conformidades das normas técnicas (ABNT),é necessário que esse trabalho seja feito por uma empresa especializada.
A Resíduo All é reconhecida por prestar um atendimento exclusivo, e por ser uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável de suas atividades.
somos uma empresa especializada na consultoria e no gerenciamento de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que preconiza a legislação vigente. Atuamos com pequenos, médios e grandes geradores de resíduos, tanto no segmento de saúde, como nos mais diversos segmentos do comércio e indústria.
Todas as nossas atividades são licenciadas e credenciadas pelos órgãos ambientais INEA / RJ, SMAC / RJ, IBAMA, COMLURB – RJ, CLIN – NITERÓI e cadastrados no CRQ – Conselho Regional de Química (Responsabilidade Técnica)