• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


25/05/2017
4h57
Gerenciamento de resíduos. Por que separá-los é importante

Gerenciamento de resíduos. Por que separá-los é importante?

Como fazer o gerenciamento de resíduos de forma correta? E por que separar os resíduos para a coleta seletiva?

 

Uma empresa de gerenciamento de resíduos é responsável por, entre suas muitas funções, reduzir o impacto ambiental causado pela disposição inadequada dos resíduos no ambiente.

 

O descarte incorreto resulta em fatores negativos e restritivos ao desenvolvimento urbano. Eles reduzem a qualidade de vida e têm efeitos sobre a saúde, economia e o próprio meio. A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.

 

 

 

Como fazer o gerenciamento de resíduos em casa?

As vantagens da separação dos resíduos domésticos ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os aterros, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

 

Mas é preciso estar atento aos resíduos que separam para reciclar, primeiro precisa saber se eles são mesmo recicláveis e se estão em condições inadequadas para a realização da reciclagem.  Hoje, cerca de 30% do material separado para reaproveitamento na verdade, não pode ser reciclado. A partir daí, podemos dizer que a população continua com dúvidas em como fazer o gerenciamento de resíduos de forma eficiente.

 

Gerenciamento de resíduos. Por que separá-los é importante?
Pneus servem para fazer mesas de centro

 

Gerenciamento de resíduos. Por que separá-los é importante?
Você pode reutilizar vidros para fazer vasos e outras coisas bacanas

 

 

A pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicou uma vez que, são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. São esses resultantes de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados precisam passar por um processo de gerenciamento de resíduos para somente depois, seguirem para a destinação final apropriada.

 

Alguns anos atrás, era comum ver nas lixeiras materiais orgânicos, facilmente decompostos pela natureza. Mas, com a mudança nos hábitos dos consumidores, o aumento de produtos industrializados com suas embalagens descartáveis, tomou outra dimensão. Hoje, em vez de sobra de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas que levam em média mais de 100 anos para se decomporem, sem falar de outros materiais que têm vida longa, como o vidro, na faixa dos 4 mil anos.

 

Como o gerenciamento de resíduos pode funcionar na minha casa?

Você provavelmente já viu por aí aquelas lixeiras de coleta seletiva certo? Você pode adaptar a ideia para sua casa e fazer sua parte. Basta ter duas lixeiras (ou sacos), uma para resíduos recicláveis e a segunda para orgânicos e rejeitos. São classificados como recicláveis: garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, potes de shampoo, tubos de pasta de dente, sacolas e embalagens plásticas em geral, isopor, latas e objetos de metal, jornais, papeis, papelões limpos, caixas de leite e de sucos, entre outros.

Na lixeira para resíduos orgânicos e rejeitos devem ser colocados restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, filtro de café e saquinhos de chá, papéis sujos e engordurados, lixo de banheiro, papel higiênico, fraldas, etc.

 

Gerenciamento de resíduos por eempresas especializadas.

Cuidados com resíduos cortantes e infectantes. Os resíduos perigosos são aqueles com substâncias que não podem receber tratamento convencional. Estes materiais poderão representar um maior risco para a saúde humana e ao meio ambiente se não forem adotados procedimentos técnicos adequados, bem como de manejo de diversos tipos de resíduos que forem gerados. Entre eles podemos citar os materiais biológicos contaminados com sangue, ou ainda patógenos, bem como as peças anatômicas, seringas e outros tipos de materiais plásticos, além de uma grande variedade de substância tóxica, inflamável ou mesmo radioativas.

 

Gerenciamento de resíduos. Por que separá-los é importante?

 

Somos uma empresa especializada na consultoria e no gerenciamento de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que preconiza a legislação vigente.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?