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20/09/2017
4h00
coleta seletiva

Coleta Seletiva: Aprenda a criar um programa para sua empresa

Mesmo sem coleta seletiva, sua empresa precisa ter processos de educação ambiental.

Mesmo sem coleta seletiva, a realização de programas de educação ambiental integrados à rotina empresarial é cada vez mais importante. Além de adotar atividades de educação ambiental (como por exemplo: coleta seletiva) com os próprios funcionários e também à comunidade, é cumprir obrigações previstas na legislação. Mas isso não significa que seja algo sem mérito.
É importante reconhecer as boas práticas de empresas que cumprem sua obrigação perante a legislação ambiental e também realizam esses programas ambientais com efetividade, encarando seus objetivos como oportunidades de trazer benefícios para todos os envolvidos, o meio ambiente, as comunidades afetadas pelo empreendimento, os próprios colaboradores da empresa e seus negócios.
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O que é educação ambiental?
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), educação ambiental consiste em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade seletiva constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.
Uma das primeiras fases de uma SGA é a identificação dos aspectos e impactos ambientais da empresa. Porém, é necessário criar estratégias para melhorar o sistema que envolvam todos os colaboradores de forma significativa.
Pode-se dizer que os quatro principais objetivos da Educação Ambiental são:
  • O resgate de valores sobre a relação com o meio ambiente;
  • O desenvolvimento de coleta seletiva;
  • O estímulo à criação de hábitos de vida;
  • A criação de sistemas produtivos sustentáveis.

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Política Nacional de Educação Ambiental:

A Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/1999, prevê para as empresas, entidades de classe e instituições públicas e privadas, a incumbência de promover programas de educação ambiental. Um direcionamento importante é o enfoque para capacitar os trabalhadores a adotarem procedimentos que permitam o controle efetivo sobre o meio ambiente do trabalho, assim como os impactos gerados durante os processos produtivos.
A partir do ambiente de trabalho, essas atividades educativas devem também ampliar o enfoque e estimular uma maior conscientização cidadã. Neste contexto, responsabilizar-se por adotar essa conduta faz parte de um processo educativo mais amplo, segundo o qual todos tem direito à educação ambiental.
Popularizado nos últimos anos, educação ambiental designa diferentes processos pelos quais indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, coleta seletiva, habilidades e atitudes direcionadas (em alguma medida) à conservação ambiental.

A educação ambiental também integra outros universos, como o da gestão ambiental. Nestes casos, o treinamento e conscientização dos funcionários é ferramenta fundamental para efetivação das práticas ambientais na esfera empresarial. Logo, a concretização da política ambiental será possível somente se estendida às reflexões e propostas dos colaboradores.

As obrigações empresariais, por sua vez, muitas vezes ainda são ignoradas. Seja por desconhecimento, por falta de estrutura ou mesmo consciência quanto aos benefícios da educação ambiental, muitas empresas insistem em não integrar o meio ambiente como estratégia de negócios. Cabe, neste momento, a relação entre gasto e investimento: se considerada mera obrigação (gasto), sem vantagem alguma à empresa (investimento), a inserção da educação ambiental será fadada ao adiamento.

Em contrapartida, visualizada como oportunidade para alavancar os negócios frente aos demais, a educação ambiental torna-se atrativa e sua inclusão possível de ser efetivada.

 

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