• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


13/09/2016
5h50
Destinação final de remédios em desuso!

Destinação final de remédios em desuso!

A destinação final de remédios em desuso não devem ser feita diretamente no lixo comum e podem salvar vidas!

 

Sabe aquele medicamento que você usa para melhorar um sintoma ou até mesmo para salvar vidas? Caso esses mesmos medicamentos não tenham a destinação final correta, podem causar impacto ambiental, principalmente se entrarem em contato com recursos hídricos.

 

Quando o remédio em desuso está na farmácia, o próprio estabelecimento é o responsável pelo descarte do mesmo. Ele tem que dar a destinação final correta ao lixo que produz, incluindo equipamentos ambulatoriais como seringas e agulhas, além dos remédios com prazo de validade vencido.

 

Estudos de diversos países tem demonstrado a presença de produtos farmacêuticos na água. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, o ciclo de vida dos produtos farmacêuticos foi analisado e foi determinado que a maior contribuição para a presença dessa substâncias no ambiente não são as operações de fabricação, mas o uso e ações dos consumidores. Pelo princípio da precaução, devem ser tomadas medidas para que a situação não piore.

 

Destinação final de remédios em desuso!

 

O gerenciamento de resíduos é abordado em regulamentos específicos para determinados setores da cadeia de produção farmacêutica, como a RDC nº 306/2004 da ANVISA e Resolução nº 358/2005 do CONAMA (gerenciamento e destinação final de RSS) e a RDC n.º 17/2010 da ANVISA (Boas Práticas de Fabricação de medicamentos).

 

Os remédios, por conterem diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e a outras pessoas, caso não tenham a destinação final correta.

 

Nunca pense em despejar líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois eles podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento. No caso de comprimidos vencidos, outras pessoas podem acabar consumindo-os se os encontrarem no lixo, por exploto.

 

Portanto, fique atento!

 

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?