• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


20/03/2017
5h31
Classificação de Resíduos sólidos - Parte II

Classificação de Resíduos sólidos – Parte II

Resíduos sólidos: origem, classificação e soluções para destinação final adequada.

 

Na matéria anterior sobre os resíduos sólidos, vimos o que era, como se apresentam e sua classificação. Hoje veremos os grupos de de resíduos sólidos perigosos e como ajudamos na coleta, tratamento e destinação final.

 

A composição média dos RSU coletados no Brasil é bastante diversificada nas diferentes regiões, uma vez que está diretamente relacionada com características, hábitos e costumes de consumo e descarte da população local.

 

 

 

Classificação de resíduos

Como já definido, resíduos sólidos são gerados a partir de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de varrição entre outras e podem ser podem serutilizados como matéria-prima. Em contrapartida, lixo pode ser entendido como algo inútil, que não pode ser reaproveitado.Com isso pode-se dizer que quando se mistura todo o material descartado, temos o lixo.Quando fazemos a separação do lixo e encontramos materiais que podem ser reutilizados, temos o resíduo sólido.

 

De acordo com a PERICULOSIDADE, essa classificação foi definida pela ABNT na norma NBR10004:2004 da seguinte forma:

 

Resíduos classe I – (Perigosos) – aqueles que apresentam periculosidade, ou seja oferecem risco à saúde pública e ao meio ambiente, ou uma das características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade (Anexos C, D, E e F) e patogenicidade, ou constem nos anexos A ou B da referida norma.

 

Classificação de Resíduos sólidos - Parte II

 

  1. Nota: O gerador de resíduos listados nestes anexos pode demonstrar por meio de laudo de classificação que seu resíduo que seu resíduo em particular não apresenta nenhuma das características de periculosidade especificadas nesta Norma. Os resíduos sólidos perigosos são gerados de muitas fontes, que vão desde processos industriais de produção, como nossas gráficas, a baterias e lâmpadas fluorescentes, incluindo líquidos, sólidos, gases e lodos.

 

Resíduos classe II – (Não Perigosos) – Não apresentam nenhuma das características acima. Os códigos para alguns resíduos desta classe encontram-se no anexo H da Norma. Esta classe foi dividida em duas sub-classes :

 

Resíduos Classe II A – (Não inertes) – São aqueles que não se enquadram no item anterior, Classe I, nem no próximo item, Classe II B. Geralmente apresenta alguma dessas características: biodegradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água.  Deve-se ficar atento que se excetua do anexo H os resíduos contaminados por substâncias constantes nos anexos C, D ou E e que apresentem características de periculosidade.

 

Resíduos Classe II B – (Inertes) – Quando submetidos ao contato com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, com exceção da cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G da norma NBR10004:2004.

 

As características de cada tipo de resíduo exigem um modelo de gestão adequado, que não tenha como objetivo apenas a coleta e o afastamento, mas o tratamento ideal para cada um, com a finalidade de evitar problemas de saúde pública e contaminação ambiental, impactos sociais e econômicos.

 

Classificação de Resíduos sólidos - Parte II

 

O gerenciamento de resíduos sólidos envolve um conjunto de ações normativas, técnicas/ operacionais, de planejamento e monitoramento, baseadas em critérios ambientais, sanitários e econômicos para destinar corretamente o lixo gerado.

 

A Resíduo All é uma das maiores empresas no mercado de coleta de resíduos do Rio de Janeiro, com Licença Ambiental para o processo de Tratamento de Resíduos Biológicos antes da sua destinação final. O atendimento exclusivo prestado aos clientes e parceiros da Resíduo All, proporciona o destaque da empresa no mercado ambiental.

 

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?