• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


18/10/2017
4h00
Resíduo All. Reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Resíduo All: Reaproveitamento de resíduos orgânicos.

No Brasil são produzidos cerca de 95 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano.

Você sabia que muito mais do que 50% da quantidade total de resíduos produzidos no Brasil correspondem só a matéria orgânica? Segundo dados do plano nacional de resíduos sólidos, o balanço corresponde à analise realizada no ano de 2008.

A quantidade de resíduos orgânicos produzida pelos brasileiros chega a atingir aproximadamente 95 mil toneladas por ano. Com tanto resíduo sendo produzidos, pensar em maneiras eficientes para o reaproveitamento de resíduos orgânicos acabou se tornando um dever para o bem da sociedade e das empresas como um todo.

resíduos orgânicos

O problema da grande produção de resíduos orgânicos não está relacionado só a questão de espaço de destinação do lixo, mas também a outros fatores como o meio ambiente, por exemplo. Vale ressaltar que os resíduos orgânicos produzem chorume e gases responsáveis pelo efeito estufa.

Há outros males também relacionados a proliferação de animais transmissores de doenças e mau cheiro do local.

Outra razão sobre a questão de reaproveitamento dos resíduos orgânicos e a necessidade urgente é a sanção da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei traz uma série de diretrizes, objetivos e responsabilidades para toda a sociedade brasileira, no que diz respeito a destinação dos resíduos sólidos.

Por todas essas razões, é necessário pensar em formas inteligentes de reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Nós da Resíduo All vamos te passar duas soluções válidas:

  • Compostagem

resíduos orgânicos

É o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo ou o chamado composto orgânico. A compostagem acontece com a atuação dos próprios microrganismos presentes nos resíduos. O método acelera a degradação de resíduos, produzindo como resultado final o húmus (conhecido também como adubo). Os resíduos utilizados na compostagem podem ter origem animal, residencial ou industrial.

  • Biodigestão anaeróbia

resíduos orgânicos

A técnica da biodigestão anaeróbica promove o processo de reaproveitamento de resíduos orgânicos a partir de uma técnica realizada na ausência de oxigênio. Como resultado dos processos anaeróbicos dos biodigestores gera-se fertilizantes e gases, em especial o gás metano (CH4), que é classificado um combustível.

Sobre a Resíduo All:

Somos uma empresa especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que preconiza a legislação vigente.

Clique aqui para solicitar um orçamento e adquirir nossos serviços.

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?