• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


20/12/2017
4h00
resíduos químicos

Contaminação por resíduos químicos alcança o fundo dos oceanos

Fundo dos oceanos se encontra contaminado por resíduos químicos

 

resíduos químicos

A contaminação produzida por resíduos químicos pelo ser humano, alcança o fundo dos oceanos, revelou um estudo que detalha o achado de resíduos químicos proibidos em amostras de pequenos crustáceos que residem nas zonas abissais.

“As zonas abissais são vistas ainda como reinos distantes e imaculados, preservadas da ação humana, mas nosso trabalho mostra que, infelizmente, essa ideia está longe de ser verdade”, destaca Alan Jamieson, pesquisador da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Para examinar os crustáceos, pesquisadores usaram ferramentas especiais capazes de chegar a duas enormes fossas do Pacífico: a das Marianas, a mais profunda conhecida (cerca de 11 km), perto da ilha de Guam, e a fossa de Kermadec (mais de 10 km), ao Norte da Nova Zelândia.

O que descobriram foi que, inclusive no mais profundo da crosta terrestre, os anfípodes apresentam níveis de contaminação química. Os cientistas puderam testar a presença de bifenilos policlorados, proibidos há 40 anos, e de éteres difenílicos polibromados, utilizados durante muito tempo para tornar materiais têxteis e plásticos resistentes ao fogo. Ambos componentes estavam presentes em todas as amostras recolhidas nas zonas abissais em diferentes profundidades.

“Encontrar estas substâncias contaminantes em um dos locais mais escondidos e inacessíveis da Terra nos faz perceber o impacto devastador a longo prazo do ser humano sobre o planeta”, considera Jamieson.

Entre os anos 1930 e 1970 foram produzidas 1,3 milhão de toneladas de bifelinos policloratos no mundo. Desde então, em torno de 35% acabaram chegando ao oceano e aos sedimentos terrestres.

Sobre a Resíduo All:

Somos uma empresa especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos, prestando os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos no Estado do Rio de Janeiro, conforme o que determina a legislação vigente.

Clique aqui para solicitar um orçamento e adquirir nossos serviços.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?