• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


10/02/2017
11h48
Resíduos comuns compostagem neles!

Resíduos comuns? compostagem neles!

A Resíduo All possui uma frota especializada para a prestação dos serviços coleta, transporte e destinação final de resíduos comuns.

 

Já vimos no blog a matéria sobre RESÍDUOS COMUNS E OS DESPERDÍCIOS formas de reduzir e reaproveitar os resíduos comuns, reduzindo o desperdício e ajudando a preservar o meio ambiente.

 

Hoje, engatamos na mesma linha e abordamos a prática das pessoas que vêm reutilizando e reciclando os resíduos comuns produzidos no dia a dia.

 

Não precisa ir muito longe. Diariamente descartamos uma grande quantidade de lixo em nossa casa. Todo ano, aproximadamente 75 bilhões de toneladas de solo fértil se perdem. Só no Brasil, diversos hectares de terra se tornam improdutivos anualmente graças ao mau uso do solo. O desflorestamento e o excesso de pastos fizeram com que a seca esteja em diversos cantos da terra, o que torna a estimativa para daqui a 50 anos péssima, ameaçando a presença de água, grama, árvores, alimentos. De tão grave, a ONU declarou que o ano de 2015 foi o “Ano Internacional do Solo.”

 

Diante desse cenário pavoroso, o que nós podemos fazer? A resposta é simples e está presente nos resíduos comuns orgânicos.  Em casa ou em apartamento, temos como criar solos férteis e um chorume precioso para o crescimento de plantas. Tudo isso, reutilizando e reciclando esses resíduos comuns, que provavelmente seriam inutilizados.

 

O Resíduo comum orgânico pode ser transformado em composto orgânico, ou seja, vira adubo através de um processo de compostagem, podendo ser usado em hortas e jardins devido ao seu alto índice de nutrientes. Fazem parte do grupo todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.

 

Resíduos comuns? compostagem neles!

 

Embora não trabalhe diretamente com reciclagem, a Resíduo All é amiga do meio ambiente e apoia as técnicas de reaproveitamento. Reciclar é uma das primeiras medidas que as pessoas costumam fazer quando se fala em reaproveitamento!

 

  • O que é compostagem e como fazer ?

É um processo biológico de valorização da matéria orgânica e refere-se a uma técnica natural de adubo em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica. Essa técnica permite a redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil. Ao fazermos uma composteira, criamos um depósito para o material orgânico e damos uma finalidade adequada a pelo menos 50% de nosso resíduo comum orgânico.

 

Resíduos comuns? compostagem neles!

É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados. Além de descartar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras e cascas de ovo, algumas composteiras aceitam materiais como saquinhos de chá, papelão, guardanapos usados, palitos de fósforos ou de sorvete.

 

  • Fazendo sua própria composteira

Que tal transformar o que iria para o lixo em adubo para as suas plantas? Com isso, você diminui o seu descarte e ainda deixa a sua horta linda e saudável!

Você vai precisar de 3 caixas plásticas com tampa, lixo orgânico, cascas de ovo, saquinhos de chá, borras de café, serragem, substrato para mudas e minhocas.

 

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?