• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


19/04/2017
6h06
Tratamento de resíduos industriais.

Tratamento de resíduos industriais.

A importância da gestão adequada do tratamento de resíduos industriais.

 

Entenda por que o tratamento de resíduos industriais vai além do cumprimento da legislação ambiental.

 

Como as empresas podem realizar de maneira mais eficaz a gestão dos seus resíduos? A resposta parece ser bem lógica: imitando a natureza. Nela, os ciclos ecossistêmicos são bem mais complexos do que um sistema linear. A natureza utiliza processos de feedback ou reentrada dos resíduos em muitos outros subsistemas, reaproveitando assim, todos os resíduos e conseguindo gerar uma complexidade autorreguladora, o que leva, enfim, à condição de sustentabilidade.

 

A destinação correta dos resíduos deve fazer parte da rotina de empresas de todas as áreas. Esse tipo de preocupação começa com a elaboração de um plano de gestão de resíduos, que visa identificar todos os tipos de resíduos existentes na empresa, como efluentes industriais, efluentes sanitários, resíduos orgânicos, recicláveis e a destinação. Além da preocupação com o meio ambiente, que cada vez mais faz parte da pauta empresarial, há outras implicações para os negócios quando as empresas deixam de tratar seus resíduos.

 

Porém, essa adaptação rumo à condições sistêmicas mais complexas não deve ser realizado sem uma regulação legislativa que trate especificamente dos processos de trocas de energia, informação e material entre a empresa, o meio ambiente sob sua influência e outra organizações associadas. Por essa razão, existem normativas globais e nacionais instituindo políticas públicas, licenciamentos ambientais, assim como procedimentos norteadores que subsidiam as indústrias e empresas geradores de resíduos na qualificação ambiental.

 

Tratamento de resíduos industriais.

 

 

1. Sustentabilidade

Além dos resíduos orgânicos e os recicláveis, indústrias podem produzir resíduos industriais líquidos poluidores. Seu descarte incorreto provoca modificações nas características do solo e da água e contamina o meio ambiente.

 

2. Crime ambiental

O descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto sem tratamento é crime. Ou seja, quem pratica o ato está sujeito a autuações e multas de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público e, casos extremos, prisão dos responsáveis pelas empresas envolvidas. Quem tem a certificação ambiental ISO 14001 também pode perdê-la.

 

 

3. Prejuízo à Saúde
Os resíduos jogados nos rios poluem e prejudicam a vida de peixes e outros seres vivos e, consequentemente, interferem na rotina do ser humano, causando doenças e até a morte. Quantas crianças já não morreram de hepatites e de cólera?

 

4. Marketing verde
Os clientes começam a preferir empresas que dão valor ao meio ambiente e que priorizam a sustentabilidade. Empresas que enxergam isso, como a fabricante de cosméticos Natura, se diferenciam no mercado. Mas é importante frisar que não basta apenas criar a mensagem; é preciso que ela se reflita nas atitudes corporativas.

 

Tratamento de resíduos industriais.

 

 

É por isso que investir em tratamento de resíduos industriais compensa. É claro que o investimento na separação e no tratamento dos diferentes resíduos tem um custo, mas ele é irrisório quando comparado aos benefícios trazidos e aos problemas evitados

 

 

Tratamento de resíduos biológicos.

A Resíduo All Esterilizações é referência para o tratamento de resíduos de saúde.Eles recebem tratamento através da AUTOCLAVAGEM assegurando que os agentes biológicos contaminantes sejam completamente destruídos, antes da destinação final para os Aterros Sanitários Licenciados.

Oferecemos soluções e serviços com qualidade, sendo reconhecida pela excelência na gestão de resíduos perigosos e não perigosos, ajudando a preservar o meio ambiente, motivando a satisfação dos nossos clientes.

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?