• (21) 97198-7024 ou 2260-5345 :: 2290-1485
  • residuoall@residuoall.com.br

NOTÍCIAS


25/11/2016
10h09
impacto-dos-residuos-quimicos-na-natureza-ultima-parte

Impacto dos resíduos químicos na natureza – Última parte.

Preservar o meio ambiente faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas os resíduos químicos nem sempre são descartados corretamente.

 

A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam resíduos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento.

 

É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas.

 

Na matéria anterior vimos que os resíduos químicos podem ser divididos em agentes redutores, eutrofizantes, e compostos tóxicos seletivos recalcitrantes. Nessa matéria iremos explicar cada um deles.

 

Agentes redutores

São resíduos químicos como, por exemplo, sais ferrosos, que ao serem lançados na água são facilmente combinados com o oxigênio dissolvido, diminuindo as taxas de oxigênio livre. Essas reações entre agentes químicos e o oxigênio dissolvido são muito utilizadas em laboratório para determinar a chamada DQO – Demanda Química de Oxigênio -, que representa a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica de uma amostra.

 

A facilidade da ocorrência destas reações faz com que muitos lançamentos irregulares de resíduos industriais reduzam a concentração de oxigênio dos cursos d’água.

 


http://www.tintasolum.com.br/site/cores/

 

Agentes eutrofizantes

Resíduos químicos fertilizantes da água, que podem levar à uma proliferação excessiva de micro-organismos, como algas microscópicas que realizam a síntese de compostos orgânicos, utilizando-se do gás carbônico, como fonte de carbono e da luz solar como fonte de energia, possivelmente levando à eutrofização, quando a super proliferação destes organismos impede a passagem de radiação solar no ambiente aquático, prejudicando a vida neste ecossistema.

 

Os agentes eutrofizantes enriquecem a vida aquática, porque a atividade fotossintética – do fitoplâncton – as fontes primárias de mátria orgânica e o oxigênio disponível, levam à proliferação do zooplanton, e dos peixes que dele se nutrem. Assim, o processo é de grande interesse para o piscicultor, que obtém alimento rico e barato para seus peixes, apenas adubando as águas com fosfatos e nitratos de uso agrícola. Porém, o excessivo desenvolvimento de algas constituindo um desequilíbrio ecológico, pode ser prejudicial a outros usos da água.

 

 

Compostos tóxicos seletivos recalcitrantes

Estes resíduos químicos formam um grupo especializado. Exemplos: os detergentes sintéticos (não biodegradáveis), inseticidas e herbicidas sintéticos.

 

São importantes poluentes químicos pois interferem no pH da água, podendo torná-la mais ácida ou mais básica, provocando a morte de diversos organismos aquáticos, adaptados a uma situação de equilíbrio de pH. Além disso, eles afetam a salinidade das águas, alterando a permeabilidade das membranas que envolvem as células dos animais marinhos, podendo causar a morte desses organismos.

 

Outro fenômeno causado por tóxicos seletivos recalcitrantes é a redução da tensão superficial da água. A tensão superficial é uma maior atração entre as moléculas da camada superficial da água, criando uma tensão entre elas, permitindo que uma infinidade de seres possam flutuar (como os patos) ou até caminhar sobre ela (como no caso de alguns insetos). Veja abaixo algumas fotos que demonstram a tensão superficial da água, que produz um efeito parecido com o de uma película presente na superfície.

 


Impacto dos resíduos químicos na natureza – Última parte.

 

Impacto dos resíduos químicos na natureza – Última parte.

 

Como você pode ajudar?

Resíduos químicos capazes de poluir o ambiente não são somente encontradas em indústrias químicas, mas muitas vezes dentro de nossas casas, na composição de tintas, removedores, solventes, aerossóis e sprays, desinfetantes, repelente e outros. Para evitar a contaminação por estes compostos, procure utilizar tintas ecológicas, substitua seu desodorante aerossol ou spray por um roll-on, e seus aromatizadores aerossóis por aqueles naturais.


Impacto dos resíduos químicos na natureza – Última parte.

 

Outra dica é sempre comprar esse tipo de produto na quantidade necessária para o momento, ou seja, o necessário para sua utilização imediata, pois o armazenamento dessas substâncias oferece maiores riscos de contaminação.

 

LEIA TAMBÉM
× Como posso te ajudar?